PROMOTORES DA ALEGRIA
O TREINAMENTO DO CLOWN
A linguagem do Palhaço
como experiência subjetiva e facilitadora da comunicação
O contato com o universo lúdico do
palhaço nos leva a um outro modo de percepção do mundo e a criar novos meios de
comunicar, perceber e agir sobre a realidade. Enquanto dinamizador da alegria e
facilitador da comunicação, possibilita ao profissional da saúde estabelecer
uma relação mais leve, harmoniosa e humanizada, liberando
aquelas tensões geradas durante um atendimento, promovendo uma sensação de
segurança e bem estar físico e psíquico ao utente.
O TREINAMENTO DO CLOWN
A vivência num treinamento específico é a chave para o entendimento do clown. Esse processo de treinamento e elaboração do clown tem início no corpo do ator/aprendiz, na experimentação de suas habilidades corporais, sejam elas relativas a um estado de presença, disponibilidade, expressividade e percepção, como também de habilidades relativas ao jogo e à improvisação. O clown estimula um novo olhar para o mundo e as possibilidades de criação, assim como a construção do pensamento clownesco dentro de uma ótica complexa e sistemática. Um processo de treinamento leva o ator de encontro à fragilidade humana e ao ridículo, ao contato com a instabilidade, que exige do clown um novo olhar diante dos acontecimentos, em busca da solução e da criação, e com a percepção de que o erro pode ser algo de bom e que pode render frutos. Quando o ator clown aceita se arriscar e percebe que é lidando com o erro que ele adquire bons resultados, ele se abre para a experimentação de novas maneiras de lidar com situações cotidianas, e passa a enfrentar e buscar os conflitos e problemas, ao invés de fugir deles.
PRINCÍPIOS DA PRÉ-EXPRESSIVIDADE
EM EUGÊNIO BARBA
EM EUGÊNIO BARBA
Estudo do comportamento cênico pré-expressivo que se encontra na base dos diversos gêneros, estilos e papéis das tradições pessoais e coletivas das artes cênicas - à luz das teorias de E. Barba.
.O corpo extracotidiano - Corpo cênico
·Equilíbrio instável - O andar em cena
·A expectativa constante - um estado de alerta
·Princípio das oposições
·Energia
·Incoerência coerente
·Simplificação - Absorção - Redução
·Equivalência - Assincronias - Duplicidades
·Partitura de Ações Físicas
Público alvo: Interessados em geral
Número de vagas: 25 alunos
Carga horária: 20 horas/aula
O TRABALHO DO ATOR
ELEMENTOS TÉCNICOS E ARTÍSTICOS
DA ATUAÇÃO
DA ATUAÇÃO
A Oficina objetiva estudar e vivenciar elementos técnicos e artísticos da atuação visando o trabalho de interpretação, possibilitando aos alunos/atores uma visão dos fenômenos dramáticos enquanto forma de expressão e comunicação humanas e a desenvolver a criação artística através de exercícios cênicos - técnicas de interpretação, improvisação e expressão corporal. A noção e o domínio de técnicas teatrais são de fundamental importância para o trabalho do ator, pois estas lhes darão uma maior liberdade e condições para o fazer teatral.
Público alvo: Interessados em geral
Número de vagas: 25 alunos
Carga horária: 20 horas/aula.
OFICINA PEDAGÓGICA TEATRO EDUCAÇÃO
A capacitação do corpo docente é o elemento central para qualquer política de qualidade em educação. Não é possível desenvolver um trabalho de qualificação na educação, sem capacitar de forma intensa os professores. Não que os educadores não sejam qualificados, mas faz parte do processo educacional QUE OS PROFESSORES APRENDAM ALGO DE NOVO, ao invés de abandoná-los à própria sorte e deixá-los desprotegidos em relação a programas consistentes e permanentes de formação. A presente proposta não pretende formar técnicos em Expressão Dramática, mas levar professores de várias áreas do conhecimento a vivenciar o trabalho do ator e da encenação.
Pelo seu caráter interdisciplinar o teatro pode ser entrosado com outras áreas do conhecimento, ajudando na assimilação e compreensão de outros conteúdos, contribuindo para o desenvolvimento da comunicação verbal, oral ou escrita; desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico; da participação e da iniciativa; da sensibilidade estética e da psicomotricitade. O ensino e o cultivo do teatro possui um alto valor pedagógico porque produz resultados efetivos e de grande importância na formação artística, social e afetiva dos alunos.
Público alvo: Atores, Professores e interessados em geral
Número de vagas: 25 alunos
Carga horária: 20 horas/aula
Número de vagas: 25 alunos
Carga horária: 20 horas/aula



