Projetos

"TAPETEANDO ARTE"
Tapetes Devocionais



Tapete devocional (5m x 2.5m) em homenagem a Santo Antônio, confeccionado com o sal das Salinas da cidade de Aveiro/Portugal (14/06/2014).

A confecção de tapetes é uma tradição católica manifestada em cores e com ilustrações iconográficas de símbolos religiosos. Trata-se de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi. Esses delicados tapetes devocionais e decorativos, de intervenção artística e urbana, traduzem a relação da sociedade com o divino, além de encantarem pela sua beleza e de chamar a atenção para valores culturais. Por se tratar de uma obra de arte efêmera, acabam por despertar a atenção dos moradores, turistas e fotógrafos, pela beleza e riqueza dos seus detalhes.


PROGRAMA "HUMOR E BEM-ESTAR NA VELHICE"




O Programa HUMOR E BEM-ESTAR NA VELHICE parte do percurso metodológico do projeto de investigação O “clownear” enquanto experiência de ócio lúdico-criativa
potencializadora da vida na velhiceque implica dois modos distintos de percepção, uma teórica e uma prática. Visa possibilitar aos agentes implicados na pesquisa a retomada de valores essenciais e relevantes ao bem-estar físico, mental e social, como: a liberdade, a autonomia, a autoaceitação, o autoreconhecimento, a autoexpressão, a criação, a imaginação, o relacionamento positivo com outras pessoas, a satisfação, o prazer e a alegria. 






ENTRE O SONO E O SONHO



Poemas publicados na "Antologia de Poesia Contemporânea Portuguesa" 
Chiado Editora - Lisboa/Portugal
2013


O CLOWN



Corporeidade e Fisicidade: O Treinamento do Clown Enquanto Instrumental
Técnico e Artistico na Formação do Ator
Autor: Klaas Kleber
Editora Chiado: 1ª Edição - Setembro 2012






LAB_MAT – Laboratório Transfronteiriço de Criação Artística, 
Movimento, Arte e Tecnologia


Do contacto entre pessoas nascem e crescem propostas. Do contacto entre a ONGD Casa de Harina_Cooperción Cutural por el Desarrollo, em Espanha, e a Oficinas do Convento, associação cultural de arte e comunicação, em Portugal, surge a necessidade da realização de projectos colectivos com a intenção de tornar possível a concretização de ideias, a partilha de conhecimento e a mobilidade e difusão dos produtos artísticos a nível transfronteiriço e periférico, junto de populações rurais, contribuindo para a formação de públicos muitas vezes isolados desse contacto.



























Muitas crianças e jovens acabam se envolvendo com a criminalidade e com a violência por falta de perspectivas de vida. A chance que os nossos adolescentes tem de qualquer tipo de ascensão social é muito reduzida. Acabam por encontrar no tráfico, nos meios ilícitos, uma fonte rentável e um espaço convidativo para reproduzir a violência.
Em contrapartida muitos não optam pela criminalidade, pelo uso das armas, pelo tráfico, porque tem a chance e a sorte de participarem de programas sociais e culturais com o qual se identificam. Todos nós temos necessidade de pertencer a um grupo e ser aceito por ele. Uma facção, por exemplo, é muitas vezes vista pelos jovens como um grupo de amigos, um time, que vai lhe conferir identidade dentro de sua comunidade. Portanto, é preciso oferecer a esses jovens projetos que os atraiam. Aqueles que tem essa chance passam a fazer parte de um projeto, e fazendo parte deste, passam a ter um projeto de vida e será mais um aliado contra a violência. Temos uma juventude que é vítima da violência e do medo. Sendo vítima, ela acaba compartilhando determinadas práticas, muitas vezes negativas. Os índices de atos violentos envolvendo jovens, em nossa cidade, são maiores do que gostaríamos.


FEST DEL REY





Mostra competitiva de teatro… o FEST DEL REY - Festival Estudantil de Teatro de Sâo João del Rei - objetiva incentivar a produção cênica escolar, integrando educação e cultura. Já em sua terceira edição, em 2009 o FEST DEL REY teve o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.














CIA TEATRAL CHIQUITA TRUPE








A Companhia foi criada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o nome de CHIQUITA TRUPE, em homenagem a um ícone da cultura em Perdões/MG, Francisca Andrade Pereira, carinhosamente conhecida por D. Chiquita, compositora e apaixonada pelo teatro. A idéia de se formar um grupo teatral permanente na cidade de Perdões partiu de Helga Maria, coordenadora de cultura, após o encerramento de um Curso de Capacitação - TEATRO EDUCAÇÃO - oferecido pela Secretaria Municipal de Educação aos professores da rede municipal e particular de ensino, e regido por mim.



 TRUPIZUPI CIA TEATRAL





No caminho para atingirmos nosso objetivo, a princípio, empenhamo-nos em encontrar a estrutura ideal de trabalho. Interessou-nos, sobremaneira, a face artística. Aquela que elabora, que cria, fantasia e inventa, daí a proposta de trabalharmos nas ruas, de produzirmos espetáculos de linguagem popular e com elementos circenses. Sabíamos que esse teatro é altamente eficaz e que os resultados poderiam nos surpreender. Tínhamos a pretenção, à princípio, de divulgar o nome da troupe, o nosso trabalho, de nos fazer conhecidos. Para tanto, colhemos na tradição popular, partindo de um processo de criação, afim de selecionar e sistematizar nossas habilidades. Sabíamos também que essa proposta não nos manteriam distante dos palcos, e que o contato direto com um público diversificado nos levariam a um amadurecimento enquanto atores. Desta forma, deparamo-nos com um teatro altamente artesanal, e na medida em que pudemos compartilhar dessa experiência criadora, partindo de uma relação de troca, percebemos que todos os nossos esforços foram importantes até mesmo para se manter uma relação saudável de grupo, e que nossa responsabilidade ia muito além dos caminhos necessários.